terça-feira, 6 de julho de 2010

Desenho Técnico. Qual sua importãncia

Rodrigo Graebin Ramires




















Desenho Técnico
Qual sua importância






















Julho 2010
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA – CARAZINHO











CURSO: DESIGN

DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO E GEOMETRIA DESCRITIVA

PROFESSOR: FABIO R, DO NASCIMENTO

TURMA: 505527

ALUNO: RODRIGO GRAEBIN RAMIRES

TRABALHO: DESENHO TÉCNICO – QUAL SUA IMPORTÂNCIA



















Junho de 2010
Titulo: Desenho Técnico


Tema: Linguagem Industrial


Problema: Desenho Técnico. Qual sua importância?


Objetivo geral:
Mostrar quanto o desenho técnico é importante dentro das áreas de engenharia e design.


Objetivos específicos:
- Evidenciar a linguagem do desenho técnico. Que informações devem constar no desenho para o desenvolvimento do produto;

- Observar, atravez de entrevista feita com pessoas do meio industrial, “engenheiros” os processos e a importância do desenho técnico.

- Levantar dados de quais as áreas da indústria, que utilizam o desenho técnico.


Justificativa:

O seguinte trabalho tem por finalidade mostrar de perto o quanto o desenho técnico é importante dentro das respectivas áreas que se aplica, tendo por inicio deste mesmo, uma entrevista dentro de uma empresa, a qual escolhi a empresa Semeato – Unidade VI por ser uma metalúrgica de máquinas agrícolas e que consequentemente por virtude de suas atividades utiliza muito o desenho técnico, (localizada no distrito industrial de Carazinho), com o engenheiro José Eloir Trindade.
Na entrevista feita com Eloir Trindade, pode-se ter a idéia de quanto o desenho técnico é importante dentro de uma indústria, explica o porquê de ser considerado uma linguagem de extrema importância, não somente entre os profissionais das áreas de desenho, mas também para as outras demais áreas de produção da empresa.






INTRODUÇÃO






O desenho envolve atitude do desenhista, o que poderia ser chamado de “desígnio”, em relação à realidade.
O desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade com as características próprias da bidimensionalidade. Desejo. Desejo de modificar as coisas, melhorar, de experimentar como seria de outro jeito, inventar, invadir outras dimensões, se comunicar. Esse é o instinto do desenhista.
Baseando-se nisto foram criadas variadas formas de desenhos, as quais o homem, como um ser capaz, adaptou para ajudá-lo no seu dia-a-dia, como vem fazendo desde o início de sua existência, quando desenhava e pintava o seu modo de viver nas paredes das cavernas. Não seria um exagero se disséssemos que o desenho é a forma de comunicação mais exata que o homem já criou, pois até o menos instruído consegue entendê-lo. Afinal, a escrita que conhecemos são desenhos, os quais foram desenhados e redesenhados muitas vezes pelo homem em várias épocas diferentes da história e por fim transformados em linguagem exata de comunicação.
Então se pode dizer que, o desenho é a base de tudo que é criado pela imaginação humana, antes de surgir uma colher, sua mente a trabalhará, depois a projetará para um papel em branco, onde irá colocar todas as informações possíveis, para que ela seja materializada atravez de um processo de fabricação. Isto se denomina, desenho técnico, que é o assunto a ser comentado neste trabalho.














A Importância do Desenho Técnico

Rodrigo Graebin Ramires

O que é o desenho técnico e qual sua importância

O desenho técnico é a representação de elementos tridimensionais, voltado primordialmente para a exibição em si, associa-se a concepção, execução e interpretação de peças desenhadas dos projetos. Ou seja, ele é o mapa que guiará o projeto a sair do papel para a realidade.
Na engenharia é comum a elaboração de cálculos complexos, analises de riscos, estudos econômicos, etc. normalmente todas essas ações são complementadas com desenhos, os quais resumem, explicam e simplificam a complexidade lógica que foi feita pelo engenheiro. (REVIST – CITY 2010).
Para a concepção de um projeto, o desenho técnico é a ferramenta mais importante para criar um produto, por ser o meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica, nele constam todos os dados e informações referentes ao projeto, como descrições de como cortar, furar, dobrar e qual o tipo de máquina ou ferramenta a ser utilizada no processo de confecção do produto, além de medidas, tolerâncias, material e escalas. Tudo especificado nas legendas que aparecem geralmente no canto inferior direito da folha do projeto.
Como qualquer linguagem o desenho técnico é constituído por regras e normas. Isto porque os desenhos têm de ser entendidos por todos os técnicos (engenheiro, designers, projetistas e operários). É também por essa razão que os tamanhos das folhas, das margens e dobragens são normatizados.
Legendas:
A legenda deve se situar no canto inferior direito e conter no máximo uma largura de 175mm. A legenda varia conforme o tipo e função de desenho. As legendas devem ter obrigatoriamente:
*Nome da empresa/repartição;
*Titulo do desenho;
*Número do desenho;
*Escala;
*Unidade usada;
*Data;
*Assinatura dos responsáveis pela execução, verificação e aprovação.

Margens:
As denominações que conhecemos A0, A1, A2, A3, A4... São a prova de que até o tamanho do papel, se encontra normatizado. A folha A0 é a “base” para a criação de todas as outras.

TABELA DE TAMANHO DAS FOLHAS
Formato Dimensão Margem esquerda Margens restantes
A0 841 mm x1189mm 25mm 10mm
A1 594 mm x 840mm 25mm 10mm
A2 420mm x 594mm 25mm 7mm
A3 297mm x 420mm 25mm 7mm
A4 210mm x 297mm 25mm 7mm


Modalidades:
Para cada área da tecnologia existe uma especialização diferente do desenho técnico, envolvendo normatizações específicas, pois este é desenvolvido para várias áreas de trabalho. Citando algumas dessas áreas podem-se colocar como exemplo os seguintes modelos:

Desenho técnico mecânico: Voltado a projetos de máquinas, motores, peças mecânicas, etc;

Desenho técnico arquitetônico: Abrange projetos voltados para arquitetura, desenhos urbanos e paisagismo;
Desenho técnico de moda: Voltado a estruturas técnicas de roupas e calçado.

Como vemos, todo produto antes de ser o que é, nasce de uma idéia transformada em desenho onde tudo nele é medido e analisado rigorosamente por pessoas extremamente capacitadas a desenvolver esses trabalhos. Designers e engenheiros.







REFERENCIAS:





DESENHO TÉCNICO (http://revit-city.blogspot.com) 2010.
Citações sobre o desenho técnico, dados sobre normas e legendas;


DESTEC-LIVRO (http://www.ufrgs.br) 2010.
Dados sobre as legendas;


WIKIPEDIA/DESENHO TÉCNICO (http://pt.wikipedia.org) 2010.
Definições sobre o assunto;


DREAMSTIME (http://pt.dreamstime.com) 2010.
Dados sobre o desenho técnico;


PAPO DE ARQUITETO (http://www.papodearquiteto.com) 2010.
Dados sobre tamanho de papeis, no desenho técnico.

Resto do Post

2 comentários:

Flavianna disse...

Muito bacana a historia, e me aprendizado foi melhor ainda.

Anônimo disse...

" EXCELENTE ASSUNTO SOBRE A IMPORTÃNCIA DO DESENHO TÉCNICO PRA ENGENHARIA CIVIL, MUITO OBRIGADO, TUDO DE BOM, QUE DEUS ABENÇOE, ABRAÇO."